![]() |
O FGTS é uma das principais fontes de recursos do governo federal para fazer investimentos de infraestrutura e habitação. |
O FGTS é uma das principais fontes de recursos do governo federal para fazer investimentos de infraestrutura e habitação. Melhora a vida da população porque financia obras de saneamento que se refletem na saúde e de infraestrutura urbana, além de diminuir o déficit habitacional, especialmente para a população de baixa renda. Não é, portanto, uma fonte da qual o governo pode se dar ao luxo de abrir mão.
Fiscalizar é a solução para acabar com a sonegação. Os investimentos em concurso público para preencher os cargos vagos na carreira Auditoria-Fiscal do Trabalho e em modernização da estrutura são urgentes. Entretanto, o movimento tem sido contrário, chegando ao ápice neste mês de julho de 2017, em que o orçamento da Secretaria de Inspeção do Trabalho estará no fim, sem condições de repasse às unidades estaduais e obrigando à paralisação das atividades caso a situação não seja revertida.
“O governo perde muito com a falta de investimentos na fiscalização”, diz o presidente do Sinait, Carlos Silva. “O retorno que a fiscalização pode dar aos cofres públicos combatendo a sonegação do FGTS e incrementando a fiscalização do recolhimento das contribuições social e sindical urbana e rural é muito maior do que o investimento que deve ser feito para revitalizar a Auditoria-Fiscal do Trabalho. É uma ação permanente, de recuperação do que está perdido e de prevenção quanto à sonegação futura. Fiscalização é um poder estratégico, que deve ser muito valorizado pelo Estado”.
Veja aqui a reportagem do G1 Brasil postada nesta quinta-feira (20)
21.7.17
Compartilhar:
0 comentários: