![]() |
Cada luva tem seu modelo e aplicação, dependendo da atividade laboral |
Dedos e mãos são duas das três áreas do corpo mais atingidas em acidentes do trabalho. Somadas representam 31% dos acidentes que aconteceram entre 2012 e 2016, mais de 800 mil casos de acordo com o Observatório de Segurança Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O Portal Terra produziu uma reportagem sobre o tema e sobre os cuidados necessários como uso de luvas.
Para evitar que estes números cresçam, mais trabalhadores sofram e empresas tenham prejuízos com verbas trabalhistas e afastamentos, o uso de luvas de segurança é imprescindível em diversos setores.
As luvas de segurança garantem a proteção e integridade das mãos e dedos dos colaboradores, evitam dor de cabeça para os gestores e em alguns casos, também impedir problemas com os consumidores, como é o caso da indústria alimentícia, na qual o uso de luvas também protege contra a contaminação dos alimentos durante a manipulação. As luvas de segurança podem ser feitas dos mais variados tipos de materiais, como raspa de couro, látex, PVC, neoprene, lona, dependendo do uso a que se destina.
Os riscos possíveis incluem: absorção pela pele de substâncias nocivas, produtos químicos ou queimaduras, choque elétrico e queimaduras perigosas, hematomas, escoriações, cortes, perfurações, fraturas e amputações. Para saber qual o modelo mais indicado para os seus colaboradores, o ideal é que um engenheiro ou técnico em segurança do trabalho analise os riscos do ambiente e de cada função.
Leia a matéria completa aqui.
20.7.17
Compartilhar:
0 comentários: