Teste

Teste
Tecnologia do Blogger.

16/08/2017

Mato Grosso precisa de mais auditores-fiscais

Publicado por Sinait - Delegacia Sindical de Mato Grosso  |  Sem comentário

Além de reforço de pessoal, SRTE/MT cobra também mais estrutura para desenvolver um trabalho melhor
Mesmo o número de trabalhadores resgatados em situação análoga à de escravos ser considerado relativamente alto, o superintendente da SRTE, Amarildo Borges de Oliveira, destaca que a abrangência do trabalho realizado pelos fiscais poderia ser maior, caso a estrutura e o quantitativo de servidores fossem adequados para atender um estado com dimensões tão grandes quanto Mato Grosso. “Atualmente temos 30 fiscais do Trabalho para atender todo Mato Grosso e destes apenas 3 são específicos para tratar do trabalho escravo. Número totalmente disperso do ideal”.

Ainda segundo ele, a estrutura e material fornecidos para a realização da fiscalização também são insuficientes para atender a demanda. Um exemplo que ele cita é a questão do carro, que não é adequado para se deslocar até algumas cidades. “A maioria das denúncias aponta situações degradantes em área rural, em fazendas no meio da mata, com um caminho de estrada de chão, que em períodos de chuva fica totalmente intransitável, caso não tenhamos uma caminhonete traçada”.

Os dados apontam que Mato Grosso tem oscilado entre o 2º e o 8º lugar no ranking nacional quando se trata de trabalho escravo. Amarildo explica que Mato Grosso desceu na lista não pelo fato do trabalho escravo ter reduzido, mas sim pela redução das fiscalizações. “Até o mês de julho, o governo federal havia cortado 40% do orçamento destinado à SRTE. Além disso, até 4 meses atrás os fiscais reduziram as fiscalizações em protesto por melhor condições de trabalho, o que impacta diretamente nos resgates”.

A previsão é que a União volte a pagar integralmente os recursos destinados ao órgão em setembro. Solicitações para melhorias estruturais também já foram feitas. Caso o governo cumpra com o prometido, o superintendente frisa que o trabalho poderá gerar resultados mais positivos.

Fonte: Elayne Mendes, jornal A Gazeta

16.8.17 Compartilhar:

0 comentários:

Postagem em destaque

MTb investe na modernização da fiscalização trabalhista

O Ministério do Trabalho (MTb) pretende investir R$ 8,5 milhões ainda este ano para aquisição de servidores superpotentes que irão compor...

Contato

Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho
Delegacia Sindical de Mato Grosso

Endereço: Av. General Valle, 321 - Ed. Marechal Rondon, Sala 903 - Bairro Bandeirantes - CEP 78010-000 - Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3023-3137

E-mail: sinait.ds.mt@sinait.org.br

Última notícia

Sobre

Orgulhosamente alimentado por Blogger.
back to top