![]() |
Levantamento aponta que 9.296 vagas são exclusivas para PcDs e a maioria das oportunidades está no estado do Rio de janeiro. |
Do total de vagas abertas no Sine, 9.296, ou 33,88%, são exclusivas para PcDs, ou seja, só podem ser ocupadas por esse grupo. São 8.493 postos de trabalho para múltipla deficiência, 702 só para deficiência física, e 88 para surdos e apenas duas para cegos.
Das vagas exclusivas, Rio de Janeiro é o estado com maior oferta (23,5%), são 2.189 abertas, seguido por São Paulo com 2.015; Paraná, 1386; e Rio Grande do Sul, 912. Esses números sofrem alteração diariamente tanto para mais quanto para menos.
Considerando as vagas disponíveis a PcDs, mas que podem ser ocupadas por pessoas sem deficiência, Paraná encabeça o ranking com 6.136 no total. São Paulo vem em segundo com 5.441, e o Rio de Janeiro fica em terceiro com 2.217. Logo depois Santa Catarina oferece 2.063; Minas Gerais, 1.919; e Goiás, 1.340.
De acordo com a auditora-fical do Ministério do Trabalho Fernanda Maria Pessoa di Cavalcanti, responsável Nacional pelo Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, além do Sine, o empregador tem outras plataformas que fazem a intermediação de mão de obra.
"Há no mercado outras empresas que trabalham intermediando a mão de obra também para pessoas com deficiência. O empregador pode procurar ainda as entidades que trabalham com qualificação profissional de pessoas com deferência e entidades de e para pessoas com deficiência. Bem como os serviços de reabilitação profissional do INSS, onde há a disponibilidade de reabilitados para serem inseridos no mercado de trabalho", informa a auditora fiscal.
Fonte: Joana Dantas, Assessoria do MTb
26.9.17
Compartilhar:
0 comentários: