Teste

Teste
Tecnologia do Blogger.

08/03/2018

Experiências do MAI e INAI são apresentadas a novos parceiros

Publicado por Sinait - Delegacia Sindical de Mato Grosso  |  Sem comentário

Delegado Sindical do Sinait em Mato Grosso, Valdiney Arruda ressaltou que os objetivos do INAI foram trazidos pelas bases que atuavam nas ações integradas no momento do planejamento do Instituto.

Os integrantes do Movimento Ação Integrada  - MAI se reuniram na tarde desta terça-feira, 6 de março, na sede do Sinait, com representantes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – Anamatra e da Associação Nacional os Procuradores do Trabalho – ANPT para exposição de informações sobre o Movimento.
A Anamatra é a mais recente parceira integrante do MAI e a ANPT, em breve, fará parte do Movimento, que tem entre seus objetivos fortalecer, consolidar e implementar iniciativas de ação integrada voltadas à prevenção do trabalho análogo à escravidão e à assistência às vítimas do crime. Pretende, assim, evitar a reincidência de trabalhadores resgatados e a incidência de vulneráveis em situação de trabalho escravo.
Foram apresentadas aos dirigentes, resumidamente, as experiências do MAI nos Estados do Mato Grosso, Bahia e da regional do Bico do Papagaio e Piauí. Além disso, as assessorias técnicas do Movimento falaram sobre o surgimento, objetivos e sustentabilidade do Instituto Nacional Ação Integrada – INAI.
O presidente do Sinait, Carlos Silva, ressaltou que tanto o MAI quanto o INAI se encontram na iniciativa local e que a captação de recursos cabe ao Instituto. Acrescentou que a alteração do estatuto para incluir o MAI como conselho político do INAI é necessária para formalizar essa relação entre movimento e instituição. “Há a expectativa de ampliar a articulação com mais Estados para implementação da iniciativa”, explicou.
A tarefa, portanto, é que o MAI reflita como cada integrante pode contribuir para o fortalecimento de ambos, Movimento e Instituto. O presidente propôs ainda que o MAI defina um calendário anual de atividades e se posicione no processo político/eleitoral de 2018, apresentando manifestações aos candidatos. Um grupo de trabalho formado pelo Sinait e demais parceiros integrantes do INAI deverá elaborar a Carta aos candidatos de 2018.
O Delegado Sindical do Sinait em Mato Grosso, Valdiney Arruda, ressaltou que os objetivos do INAI foram trazidos pelas bases que atuavam nas ações integradas no momento do planejamento do Instituto.
O presidente da ANPT, Ângelo Fabiano, propôs a apresentação do INAI à Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo - Conaete do Ministério Público do Trabalho - MPT para fomentar a destinação de recursos pelos procuradores ao INAI.
Também nessa linha, o presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, propôs a apresentação do INAI no Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – Conamat. Sugeriu uma agenda de encontros do INAI com as Associações Regionais, as Amatras.
Os participantes também discutiram a apresentação do INAI à 2ª Câmara da Procuradoria Geral da República – PGR, em função do compromisso público daquele órgão em fortalecer as ações de enfrentamento ao trabalho escravo.
Carlos Silva propôs que o Encontro Nacional do Movimento seja realizado em novembro, em Cuiabá, como parte da programação do 36º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit.
Ficou agendada para as 14 horas do dia 10 de maio a próxima reunião do MAI na sede da Anamatra, em Brasília.

8.3.18 Compartilhar:

0 comentários:

Postagem em destaque

MTb investe na modernização da fiscalização trabalhista

O Ministério do Trabalho (MTb) pretende investir R$ 8,5 milhões ainda este ano para aquisição de servidores superpotentes que irão compor...

Contato

Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho
Delegacia Sindical de Mato Grosso

Endereço: Av. General Valle, 321 - Ed. Marechal Rondon, Sala 903 - Bairro Bandeirantes - CEP 78010-000 - Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3023-3137

E-mail: sinait.ds.mt@sinait.org.br

Última notícia

Sobre

Orgulhosamente alimentado por Blogger.
back to top